Groot se tornou um dos heróis mais conhecidos entre os fãs dos quadrinhos da Marvel. Ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby ainda nos anos 1960, mas a versão que nós conhecemos surgiu apenas há algum tempo. Parte da fama do personagem surgiu por conta de sua capacidade de dizer apenas a frase “Eu sou o Groot.”
O herói também é outro que já fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Ele é integrante dos Guardiões da Galáxia e em inglês, é dublado pelo ator Vin Diesel.
Breve história de Groot
Groot é membro de uma espécie conhecida como Flora colossus, originária do chamado Planeta X. A raça se trata de árvores humanoides que possuem um problema na laringe que faz seus integrantes falem apenas a frase “Eu sou o Groot”, o que dificultou o relacionamento com outras espécies alienígenas.
Originalmente, o personagem foi apresentado nas histórias da Marvel como um vilão. Ele veio até a Terra com o objetivo de capturar e estudar os seres humanos, mas teve seus planos frustrados.
Já o Groot “bonzinho” que nós conhecemos só surgiu em 2007, na HQ Annihilation: Conquest. Essa versão malvada apresentada anteriormente se tratava de um membro distinto da mesma espécie.
O Groot herói era o último integrante da Flora colossus e por algum motivo misterioso, foi aprisionado pelos Kree.
O personagem foi libertado após aceitar se juntar à equipe do Senhor das Estrelas e foi aqui que ele formou laços muito fortes com Rocket. Um dos prováveis motivos é que o guaxinim era um dos poucos que conseguiam entender o que Groot falava.
Assim como aconteceu no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia, Groot se sacrificou pela equipe durante um confronto contra a espécie Phalanx. A maior parte do seu corpo foi destruído, mas ele conseguiu crescer novamente graças a um pequeno ramo que sobreviveu e ficou sob os cuidados de Rocket.
Groot morreu uma segunda vez em outro ataque contra os Phalanx, mas uma parte do seu corpo sobreviveu novamente. Pouco tempo mais tarde, o herói se tornou integrante dos Guardiões da Galáxia.
Essa versão da equipe era composta pelos mesmos heróis dos cinemas: Senhor das Estrelas, Gamora, Drax e Rocket, além do próprio Groot.
O herói se envolveu nas mais diversas aventuras ao lado da equipe. Durante as Guerras Secretas de 2015, a famosa HQ que retratou o evento de incursão entre a Terra-616 (o universo principal das HQs da Marvel) e a Terra-1610 (o universo Ultimate). Groot e Rocket foram mortos, só que novamente, outro ramo do integrante da Flora colossus sobreviveu e cresceu.
Já na Guerra Civil II, a Capitã Marvel chegou a chamar a ajuda dos Guardiões da Galáxia em sua luta contra as forças do Homem de Ferro. A equipe também ajudou Carol Danvers durante a história Império Secreto para interceptar uma frota dos Chitauri que se aproximava da Terra.
Poderes e habilidades do Groot
Por ser integrante da Flora colossus, Groot possui uma série de poderes e habilidades especiais. Entre eles, estão:
- Fator cura: conforme você leu no texto, Groot possui sempre a capacidade de crescer novamente, mesmo se boa parte de seu corpo for destruída;
- Mudança de tamanho;
- Plasticidade: Groot é capaz de esticar seus braços e pernas a longas distâncias e modificá-los para as mais variadas tarefas;
- Força e durabilidade sobre-humanos;
- Manipulação de outras plantas;
- Poder de cura: as capacidades exatas desse poder são misteriosas, mas o herói já mostrou que pode curar outras pessoas se quiser.
Antigamente, a única fraqueza que o herói possuía era a barreira da língua, já que para as outras pessoas, ele falava apenas “Eu sou o Groot”. Mas conforme visto acima, o problema foi solucionado com a ajuda do Jardineiro.