Ele pode ter sido criado há pouco tempo, mas já se tornou muito conhecido entre os fãs da DC: estamos falando do Batman que Ri, personagem que mistura o Cavaleiro das Trevas com o Coringa, seu inimigo mais famoso. Seus criadores são Scott Snyder e Greg Capullo e ele foi introduzido nas histórias da editora em 2017.
Sua primeira aparição aconteceu em uma HQ crossover, mas sua popularidade se tornou tão grande que logo virou o principal antagonista das publicações Batman/Superman e Year of the Villian em 2019.
Caso queira conhecer melhor o Batman que Ri, confira abaixo sua história e poderes.
Breve história do Batman que Ri
O Batman que Ri é originário da Terra -22, que faz parte do Multiverso Sombrio da DC. Sua origem é a mesma das demais versões do herói: se tratava do próprio Bruce Wayne e também era integrante da Liga da Justiça.
Sua história começou a se diferenciar no dia em que o Coringa descobriu que o Batman e Bruce Wayne eram a mesma pessoa. Isso fez o Palhaço do Crime assassinar outros inimigos do herói, como o Pinguim, Mulher-Gato, Crocodilo e o Ventriloquista. Ele também tirou a vida do Comissário Gordon, um dos aliados mais importantes do Cavaleiro das Trevas.
Em seguida, o Coringa fez muitos cidadãos de Gotham entrarem em contato com as mesmas substâncias que resultaram em sua transformação. Seu grande objetivo era assassinar os pais de muitas crianças, pois assim, elas se transformariam em uma mistura dele com o Batman.
O herói apareceu para interromper os planos do seu famoso inimigo. O Coringa morreu, mas o embate fez Bruce encontrar em contato com uma forma mais pura dessas substâncias.
Aos poucos, o bilionário foi sucumbindo aos efeitos desses compostos até se tornar o Batman que Ri: ele tinha a inteligência e a força do Batman misturados com a psicopatia e o senso de humor do Coringa. Ele logo notou que o processo era irreversível.
O Batman que Ri se tornou uma força imparável: ele matou quase todos os seus antigos aliados da Terra -22, transformou seu filho, Damian Wayne, em um “mini-coringa” e ainda recrutou as crianças afetadas pelas substâncias do vilão para serem seus servos.
Ele também se tornou tenente do demônio Barbatos e o líder dos chamados Cavaleiros Negros, se tornando o responsável por recrutar novos membros.
Não demorou muito para o Batman que Ri começar a causar problemas no Multiverso: ele foi parra no universo principal da DC e causou uma série de problemas em Gotham. No entanto, ele foi derrotado pelo Batman, que ainda contou com uma ajuda justamente do Coringa.
Apesar de ter sido declarado morto, o Batman que Ri estava vivo e sob a custódia de Lex Luthor, que o convidou para ser parte da Legião do Mal. Só que o próprio Coringa apareceu e disse para Lex desistir da ideia.
O Batman que Ri atacou novamente o Batman ao trazer diversas versões alternativas do herói. Sem outra opção, Bruce teve fazer uso das substâncias que resultaram na transformação do Coringa e se tornou uma variação de sua contraparte maligna para poder enfrentá-lo.
O Batman conseguiu derrotá-lo e retornou ao normal com uma transfusão de uma versão sua que não perdeu os pais. O Batman que Ri foi trancado em porão no Salão da Justiça. No entanto, ele ainda conseguiu infectar outros heróis da DC com seus compostos químicos, como foi o caso do Shazam!, Besouro Azul, Moça-Maravilha e a Supergirl.
Em Doomsday Clock, sequência de Watchmen, o Batman que Ri estava entre os vilões que foram observados pelo Doutor Manhattan.
Poderes e habilidades do Batman que Ri
Por ser uma mistura do Batman com o Coringa, o Batman que Ri possui os poderes e habilidades dos dois personagens, com destaque para:
- Resistência à dor;
- Imunidade a toxinas;
- Intelecto genial;
- Consciência cósmica: por conta de suas viagens tanto pelo Multiverso comum quanto o Multiverso Sombrio;
- Criação de equipamentos;
- Grande investigador;
- Grande estrategista;
- Conhecimentos avançados de artes marciais;
- Corpo no ápice humano;
- Manuseio de armas.
O Batman que Ri também possui algumas fraquezas. Uma delas, por exemplo, é seu estado mental, já que assim como o Coringa, sofre de insanidade.
As outras são sua vulnerabilidade ao metal Nth, bem como a dependência de seu visor, necessário para que ele se mantenha conectado ao Multiverso. Sem ele, o Batman que Ri pode deixar de existir dentro do Multiverso Sombrio.
Fonte: einerd