More

    Galactus: a história e os poderes do Devorador de Mundos da Marvel

    Galactus: a história e os poderes do Devorador de Mundos da Marvel

    Mesmo quem não tem lá uma grande conhecimento do mundo dos quadrinhos já ouviu falar do Galactus, conhecido como Devorador de Mundos da Marvel. Ele é uma das entidades mais poderosas das HQs da empresa e foi mais um personagem criado por Stan Lee, em sua parceria com Jack Kirby.

    Mas afinal, quem é exatamente Galactus? Confira abaixo sua história, poderes e habilidades dentro do Universo Marvel nos quadrinhos.

    Quem é Galactus

    Dentro dos quadrinhos da Marvel, Galactus é o único sobrevivente da sexta encarnação do Multiverso da editora. Originalmente, ele se tratava de uma humanoide chamado Galan, nascido na antiga encarnação da Terra-616, mais precisamente no planeta Taa, que era considerado um paraíso tecnologicamente avançado.

    Assim como os demais universos do Multiverso, a Terra-616 tinha seu chamado “Ovo Cósmico”, uma esfera desorganizada, densa e compacta que tinha uma imensa quantidade de matéria primordial. Ela gerou o chamado Big Crunch, evento que deu início à retração dessa encarnação do universo, e mais tarde, foi sucedido pelo Big Bang. 

    Quase toda a população de Taa foi morta por causa do evento. Galan propôs aos pouquíssimos sobreviventes que viajassem até o novo Ovo Cósmico para que tivessem uma morte honrosa. Chegando ao local, o calor e a radiação mataram todos os habitantes do planeta, com a exceção do próprio Galan, que recebeu boa parte dessa energia liberada pelo Ovo Cósmico. 

    Mais tarde, Galan se aproximou da representação da Sexta Infinidade (também conhecida como Sentença do Multiverso) e juntou sua essência ao do mortal Galan, o que resultou no surgimento de Galactus, o Devorador de Mundos. E ele acabou se tornando parte da sétima versão da Terra-616.

    Ecce, um dos Vigias, logo notou que Galactus seria uma grande ameaça cósmica, já que ele precisaria consumir planetas inteiros para conseguir sobreviver, e pensou em eliminá-lo. No entanto, decidiu manter o juramento de sua raça em não interferir em nada que acontece no universo. Só que bilhões de anos mais tarde, se arrependeu da decisão, após notar todo o caos causado pelo Devorador de Mundos.

    Com o passar do tempo, Galactus começou a notar que precisaria se alimentar de planetas habitados por raças inteligentes, já que o intervalo de tempo de sua alimentação aumentava cada vez mais. Foi aí que ele decidiu atacar o planeta Zenn-La, lar uma raça humanóide. 

    Um de seus habitantes, Norrin Radd, se ofereceu para se tornar seu arauto e procurar planetas que podem servir de alimento para o vilão, desde que ele poupasse Zenn-La. Galactus aceitou a proposta e o transformou no Surfista Prateado.

    Após algum tempo, Galactus decidiu consumir a Terra, já que ela é cheia de recursos. No entanto, foi interrompido pelo Quarteto Fantástico e pelo próprio Surfista Prateado, que se rebelou contra seu mestre. O vilão teve de fugir, mas ainda conseguiu criar uma barreira que deixou Norrin Radd preso na Terra como punição por sua traição.

    Desde então, Galactus se envolveu em uma série de histórias dentro dos quadrinhos da Marvel. Ele já tentou consumir a Contra-Terra no lugar da Terra, mas foi parado novamente pelo Quarteto Fantástico; se envolveu na famosa história Aniquilação, já se envolveu em um conflito com Odin e os asgardianos e já chegou a se juntar com Gah Lak Tus, sua contraparte da Terra-1610, onde se passam as histórias do Universo Ultimate.

    Apesar de ser conhecido como vilão, durante o julgamento de Reed Richards, o Senhor Fantástico, descobrimos que Galactus, na realidade, era uma figura importante para o universo, pois ele tinha a função de ser uma espécie de equilíbrio entre a Eternidade e a Morte. 

    Ele é até mesmo considerado uma das cinco entidades essenciais dentro do Universo Marvel dos quadrinhos.

    Poderes e Habilidades

    Galactus é um dos seres mais poderosos de todo o Universo Marvel dos quadrinhos, tudo por conta do seu chamado Poder Cósmico, o que lhe dá poderes e habilidades que lembram os dos Deuses.

    Thanos, com a Manopla do Infinito, considerou Galactus no mesmo nível de personagens como Odin, Zeus e os Celestiais, mas ainda abaixo de figuras como o Mestre da Ordem, Senhor do Caos, a Eternidade e o Tribunal Vivo.

    Os poderes e habilidades de Galactus são os seguintes:

    • Imortalidade
    • Força de um Deus
    • Resistência de um Deus
    • Velocidade de um Deus
    • Invulnerabilidade
    • Descargas e absorção de energia
    • Levitação
    • Mudança de tamanho e de aparência
    • Reestruturação molecular e transmutação de matéria
    • Teletransporte
    • Geração de campos de energia e de portais intra e inter dimensionais
    • Telecinese
    • Consciência Cósmica
    • Ressurreição dos mortos
    • Manipulação e controle de almas

    Apesar de ser muito poderoso, Galactus possui uma fraqueza em especial: ele precisa estar sempre se alimentando de planetas que possuem algum tipo de vida para usar seus poderes e habilidades, e sua força também depende da quantidade de energia que ele absorveu da última vez em que se alimentou.

    Caso contrário, Galactus pode ficar fraco ao ponto de ser derrotado, sem grandes dificuldades, pelas principais equipes de heróis da Marvel, como os Vingadores e o Quarteto Fantástico.

    Equipamentos

    Para poder devorar planetas, Galactus utiliza o seu Conversor Elemental, pois ele o ajuda a converter a energia dos planetas em alimento com maior facilidade. Mas no fundo, ele não necessita do equipamento para isso. 

    O vilão ainda faz uso de sua conhecida armadura constantemente, já que ela o ajuda a regular e controlar sua energia.

    Apesar de conseguir viajar pelo universo por conta própria sem grandes problemas, Galactus prefere usar as naves de sua frota para não gastar sua energia. Em algumas ocasiões, pode usar sua estação espacial, a Taa II, para suas viagens espaciais. 

    Galactus também possui os robôs Punisher, que são usados para lutas contra adversários mais fracos e que não chamam tanto a atenção do Devorador de Mundos. E o personagem ainda é dono do chamado Nulificador Total, uma arma que pode destruir universos por completo. 

    E quais planetas que Galactus já devorou?

    Galactus já devorou vários planetas em sua história, afinal, ele tem a mesma idade do universo. Os mundos mais conhecidos que foram vítimas do vilão são Archeopia (o primeiro planeta que foi consumido pelo personagem), PoppupSakaar (o mesmo que vimos em Thor: Ragnarok) e Tarnax IV (lar dos Skrulls).

    spot_img

    Latest articles

    Related articles

    spot_img