A Mística é uma das mutantes mais conhecidas dentro do Universo Marvel dos quadrinhos. Na maior parte do tempo, sempre foi uma vilã, mas em alguns casos, deixou seus atritos com os X-Men de lado para enfrentar ameaças ainda maiores. Ela já apareceu também nos filmes da franquia, onde foi interpretada pelas atrizes Rebecca Romijn e Jennifer Lawrence.
Caso queira conhecer um pouco mais a respeito da Mística, confira abaixo uma explicação sobre suas origens e poderes dentro dos quadrinhos da Marvel
Origens
O nome verdadeiro da Mística é Raven Darkholme e ela é uma das mutantes mais antigas do planeta. Ninguém sabe sua idade precisa, mas sabe-se que ela está viva desde o final do século 19.
Na maior parte de sua vida, a Mística preferiu usar seus poderes pensando apenas em si mesma. Tanto que já foi uma criminosa, terrorista e uma agente secreta. Por conta disso, ela já teve de enfrentar os X-Men em inúmeras oportunidades, bem como outros super-heróis da Marvel.
Em algumas ocasiões, a Mística até mostrou ter um lado altruístico e até ajudou os X-Men, especialmente na luta pelos direitos dos mutantes. No entanto, ela não abandonou sua natureza por completo e já traiu seus aliados em inúmeras oportunidades.
Poderes da Mística
Mudança de forma
O principal poder da Mística é sua capacidade de mudar de forma, ao ponto de transformar seu corpo em uma série de formatos da maneira que ela desejar. Mas como você já deve ter deduzido, ela usa essa habilidade com dois objetivos claros:
- se disfarçar para fins de espionagem ou distrair oponentes
- mudar as formas de seu corpo para melhorar suas habilidades
Com o intuito de se disfarçar e distrair seus oponentes, a Mística já aprontou das suas em diversas oportunidades. Por exemplo, ela já conseguiu enganar sistemas de reconhecimento de voz, se transformou em uma policial para enganar o Professor X, fez uma cidade inteira se voltar contra o Wolverine com um disfarce, já enganou Nick Fury ao se transformar em uma garotinha e já fingiu estar doente para enganar uma inimiga sua, entre outras coisas do tipo.
A Mística também pode usar esse poder para aprimorar suas habilidades físicas. Por exemplo: ela pode fazer crescer outros membros em seu corpo para lutar contra vários oponentes ao mesmo tempo, já foi capaz de criar garras semelhantes com as do Wolverine e desenvolveu tentáculos para enfrentar o Gambit.
E além disso, a mutante também pode usar o poder apenas por praticidade. Ela é capaz de mover seus órgãos de lugar para evitar lesões fatais e já até conseguiu criar asas para voar.
No entanto, essa habilidade também tem suas fraquezas. Para início de conversa, ela não é capaz de copiar os poderes das pessoas que ela imita, o que logo pode ser deduzido por seus inimigos, sem contar que ela não fica, necessariamente, mais poderosa. A Mística também precisa escutar, ao menos, 10 sílabas ditas por seu alvo para poder imitar sua voz.
Nas ocasiões em que conseguiu criar vários braços e pernas, ela já afirmou que só consegue manter essa forma por dois minutos e que isso já quase a matou. E quando conseguiu esticar seu corpo igual borracha, disse que precisou se recuperar por um tempo e acredita não ser capaz de fazer isso repetidas vezes.
Aprimoramentos físicos
Além desse poder, por se tratar de uma mutante, a Mística também possui alguns atributos físicos que vão além dos limites do ser humano.
Em questão de força, a Mística de foi capaz de derrubar uma porta de metal, segurar um chute aplicado pelo Dente de Sabre, prender a mão do Wolverine com uma estaca de madeira e de quebrar o pescoço de um meta-humano.
Falando de velocidade, a personagem já conseguiu desviar de tiros de armas de fogo, de disparo de mísseis e coisas semelhantes.
E para terminar, a Mística também já mostrou ter uma resistência e durabilidade de primeiras, como resistir a golpes de faca, golpes da Frenzy (conhecida por sua força, que está na casa das toneladas) e conseguiu escapar de ser estrangulada por um mutante muito forte.
No entanto, nem sempre a Mística conseguiu fazer essa resistência valer. Ela já foi nocauteada pelo Dente de Sabre e até chegou a ser morta pelo Wolverine em uma ocasião.
Inteligência
Por conta de sua habilidade em mudar de forma, a Mística também precisou desenvolver uma inteligência uma grande para conseguir realizar suas missões de espionagem e infiltração em locais secretos.
Ela, por exemplo, já conseguiu se infiltrar em um posto de controle da S.H.I.E.L.D. e nas instalações da X-Corporation, já libertou o Dente de Sabre e a Mestra Mental da prisão e conseguiu convencer os X-Men a aceitá-la dentro da equipe, apenas para traí-los mais tarde.
Equipamento
Além de tudo isso, a Mística já usou várias armas e equipamentos em suas lutas. Ela já usou uma série de armamentos ao longo do tempo, que incluem armas de fogo, choque, bombas de fumaça, inibidores neurais, entre outros. No entanto, ficou um pouco mais conhecida por usar, com certa frequência, facas para atacar seus inimigos.