Você já ouviu falar a respeito da S.W.O.R.D? Ela se trata de uma das agências de inteligência mais importantes das histórias da Marvel e teve uma presença de destaque em HQs famosas como a Invasão Secreta e o Reinado Sombrio. Ela pode ser considerada uma irmã da S.H.I.E.L.D.
Você já deve ter visto que a S.W.O.R.D. fará sua estreia em breve no Universo Cinematográfico Marvel (UCM), graças a algumas imagens do set de filmagens da série WandaVision, que estreia no Disney+ em janeiro de 2021.
Caso queira conhecer mais a respeito da história da S.W.O.R.D, continue com a leitura abaixo.
O que é a S.W.O.R.D.?
S.W.O.R.D. é um acrônimo para “Sentient World Observation and Response Department”, o que podemos traduzir como “Departamento de Observação e Resposta a Mundos Sencientes”. A agência de inteligência e contraterrorismo lida com ameaças extraterrestres e é uma subdivisão da S.H.I.E.L.D., apesar de ter um grau de autonomia muito grande.
No entanto, após Nick Fury deixar o comando da S.H.I.E.L.D., a relação entre as duas agências nunca mais foi a mesma. No momento, sua chefe é a personagem Abigail Brand.
Seu quartel general fica em uma estação orbital conhecida pelo nome de “Peak”, que podemos traduzir como Pico.
A S.W.O.R.D. tem pouco tempo de vida dentro dos quadrinhos da Marvel. Ela foi introduzida em uma HQ dos X-Men lançada no ano de 2004. Seus criadores são Joss Whedon, o mesmo que dirigiu os dois primeiros filmes dos Vingadores, e John Cassaday.
E falando a respeito dos X-Men, a S.W.O.R.D. possui possui um agente disfarçado dentro da escola de mutantes do Professor Xavier. Nesta mesma HQ dos X-Men, o público descobriu que se tratava do dragão Lockheed.
Nesta primeira história em que se envolveu nos quadrinhos da Marvel, a S.W.O.R.D. levou os X-Men para o espaço com o intuito de interromper um ataque contra a Terra conduzido pelo vilão Ord, também conhecido como Breakworld. A Lince Negra consegue salvar o planeta ao entrar no míssil que o destruiria e usou seus poderes para deixá-lo intangível.
Invasão Secreta
A S..W.O.R.D. também participou da famosa história Invasão Secreta. O Pico, a base da agência, acaba sendo destruída por um impostor Skrull que havia se disfarçado de Dum Dum Dugan.
Isso resultou na morte de muitos dos seus agentes, apesar de alguns terem sobrevivido com a ajuda de trajes especiais. Entre eles, estavam a própria Abigail Brand.
Reinado Sombrio
Nesta HQ, a S.H.I.E.L.D. se transforma na H.A.M.M.E.R. por conta de Norman Osborn, mas a publicação não revelou o que aconteceu com a S.W.O.R.D. Pouco depois, em uma minissérie do Bill Raio Beta, o herói dá um pulo no Pico para conseguir mais informações sobre o paradeiro de Galactus.
S.W.O.R.D.
A agência também ganhou sua própria série nos quadrinhos, que foi lançada em novembro de 2009. Ela começa com Henry Peter Gyrich sendo designado como comandante da S.W.O.R.D. ao lado de Abigail Brand.
Gyrich consegue persuadir os responsáveis pela S.W.O.R.D. a deportar todos os alienígenas que vivem na Terra enquanto Brand estava liderando outra missão. Vários personagens acabam sendo capturados, como Bill Raio Beta, Noh-Varr e Karolina Dean, por exemplo.
O Pico acaba sendo danificado pelos Gêmeos Apocalipse. Os destroços quase destruíram o Rio de Janeiro, mas foram vaporizados pelo Solaris. A base acabou sendo reconstruída, mas foi tomada pelos simbiontes e os integrantes da raça Brood.
A história da HQ não foi concluída. A publicação foi cancelada pela Marvel em sua quinta edição por conta de vendas baixas.
A S.W.O.R.D. está sumida da atual continuidade dos quadrinhos da Marvel após o evento de Incursão que mudou seu Multiverso. Acredita-se que ela acabou substituída pelo programa espacial Alpha Flight, já que Abigail Brand se tornou integrante desse grupo.
Principais membros
- Abigail Brand – Líder.
- Paulletz – Agente.
- Cecilia – Agente.
- K’eel R’kt – Cientista Skrull que foi resgatada dos Construtores pelo Surfista Prateado.
- Sydren – Integrante da raça Drenx que é especialista em hackear tecnologias alienígenas.
Membros antigos
- Deems
- Fera
- Benjamin Deed
- Henry Peter Gyrich
- Lockheed
- Mulher-Aranha